SAÚDE

HCAMP instalado em BH atende mais de 2 mil pessoas em dois dias

Publicada em: 09/05/2012 16:30
Imprimir
Fonte: CIAAR

Médicos e dentistas da Força Aérea Brasileira (FAB) atenderam mais de 2 mil pessoas em 15 especialidades médicas e odontológicas em apenas dois dias de funcionamento do Hospital de Campanha (HCAMP), instalado em Belo Horizonte. Também foram distribuídas mais de 20 mil unidades de medicamentos e realizados 104 exames (entre raio-x e exames de laboratório).
Os pacientes foram encaminhados pelos centros de saúde da capital, por meio de parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A dona de casa Miriam Pereira dos Santos ficou tão satisfeita com o atendimento recebido no HCAMP que levou a mãe Maria Aparecida, de 61 anos e o filho Maxwell, de 5 anos para consultar. “Todos nós fomos muito bem atendidos. Aqui é bom porque tem várias clínicas e podemos resolver vários problemas de uma só vez”, explica.
Ao todo, 84 profissionais de saúde, sendo 55 médicos, 23 dentistas e seis farmacêuticos, participam do atendimento, que faz parte da adaptação militar para ingresso no quadro de oficiais de saúde da Aeronáutica. Uma equipe de 32 militares da Diretoria de Saúde da Aeronáutica realiza a coordenação dos atendimentos em Belo Horizonte. O Comandante do Hospital de Campanha, Major Médico Antonio Mannarino, lembra que o objetivo principal da ação é capacitar os profissionais de saúde recém-ingressados na FAB a atuarem em uma situação de catástrofe ou até de conflito. “Aqui os profissionais de saúde aprendem, na prática, a montar e desmontar um Hospital de Campanha, realizar a triagem dos pacientes fora de hospitais e como prestar  atendimento em situação adversa”, ressalta.
 

Bastidores do Hospital de Campanha
Para que o HCAMP funcione, a Diretoria de Intendência da Aeronáutica montou toda a estrutura necessária para apoio aos 200 militares que ficarão acampados no local até o dia 11/05. Cerca de 18 toneladas de equipamentos foram transportados do Rio de Janeiro em duas carretas e dois caminhões. A estrutura instalada em Belo Horizonte é composta de 54 módulos (barracas) que abrigam consultórios, alojamentos, banheiros, refeitório e salas de apoio. Também foram utilizados dois geradores para aquecimento de água, iluminação, climatização e para funcionamento dos equipamentos médicos. O Tenente Intendente Felipe de Paiva Magalhães, chefe da Unidade Celular de Intendência montada em Belo Horizonte, ressalta que o objetivo é promover todo o suporte logístico necessário para manter o bem-estar e o entusiasmo dos militares que atuam no HCAMP.